ERP

ERP
Enterprise Resource Planning

terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Importância de ERP nas Corporções

Entre as mudanças mais palpáveis que um sistema de ERP propicia a uma corporação, sem dúvida, está a maior confiabilidade dos dados, agora monitorados em tempo real, e a diminuição do retrabalho. Algo que é conseguido com o auxílio e o comprometimento dos funcionários, responsáveis por fazer a atualização sistemática dos dados que alimentam toda a cadeia de módulos do ERP e que, em última instância, fazem com que a empresa possa interagir. Assim, as informações trafegam pelos módulos em tempo real, ou seja, uma ordem de vendas dispara o processo de fabricação com o envio da informação para múltiplas bases, do estoque de insumos à logística do produto. Tudo realizado com dados orgânicos, integrados e não redundantes.
Para entender melhor como isto funciona, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, como a ordem de vendas que se transforma no produto final alocado no estoque da companhia.

Ao desfazer a complexidade do acompanhamento de todo o processo de produção, venda e faturamento, a empresa tem mais subsídios para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção. Um bom exemplo de como o ERP revoluciona uma companhia é que com uma melhor administração da produção, um investimento, como uma nova infra-estrutura logística, pode ser repensado ou simplesmente abandonado. Neste caso, ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam a um produto final, a companhia pode chegar ao ponto de produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, o que, em outras palavras, reduz o tempo que o produto fica parado no estoque.

A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica. Imagine uma empresa que por alguma razão, talvez uma mudança nas normas de segurança, precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, das compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias de seus produtos. E tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema.

Entre os avanços palpáveis, podemos citar o caso de uma indústria média norte-americana de autopeças, situada no estado de Illinois, que conseguiu reduzir o tempo entre o pedido e a entrega de seis para duas semanas, aumentando a eficiência na data prometida para envio do produto de 60% para 95% e reduzindo as reservas de insumos em 60%. Outra diferença notável: a troca de documentos entre departamentos que demorava horas ou mesmo dias caiu para minutos e até segundos.

Esse é apenas um exemplo. Porém, de acordo com a empresa, é possível direcionar ou adaptar o ERP para outros objetivos, estabelecendo prioridades que podem tanto estar na cadeia de produção quanto no apoio ao departamento de vendas como na distribuição, entre outras. Com a capacidade de integração dos módulos, é possível diagnosticar as áreas mais e menos eficientes e focar em processos que possam ter o desempenho melhorado com a ajuda do conjunto de sistemas.

EAP = Automatiza a produção de custo.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lista de softwares ERP - Open Source

Pesquisando na internet, podemos encontrar uma breve lista que seleciona alguns links de páginas que oferecem sistemas ERP livres, ou ERP - Open Source. Segue a lista abaixo:


ERP - Open Source

Open Source Definição: 

Software livre, segundo a definição criada pela Free Software Foudation  é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. O conceito de livre se opõe ao conceito de software restritivo  (software proprietário), mas não ao software que é vendido almejando lucro (software comercial). A maneira usual de distribuição de software livre é anexar a este uma licença de software livre, e tornar o código fonte do programa disponível. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre )


Justamente com os sistemas ERP, o conceito de ERP - Open Source cai simplesmente em sistemas de ERP para empresas utilizados sem restrições, como software livre. 


(Baseado na fonte: http://www.tga-online.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=142&Itemid=55)

Desvantagens da implementação de um sistema ERP


  • A personalização do software de ERP é limitado.
  • Reengenharia de processos de negócios para se ajustar ao "padrão da indústria" prescrito pelo sistema ERP pode levar a uma perda de vantagem competitiva.
  • sistemas ERP podem ser muito caros. (Isto levou a uma nova categoria de "light ERP" soluções.)
  • ERPs são freqüentemente vistos como demasiado rígida e muito difícil de se adaptar às especificidades de workflow e processos de negócios de algumas empresas, este é citado como uma das principais causas de seu fracasso.
  • Muitos dos links integrados necessidade de alta precisão em outros aplicativos para funcionar eficazmente. Uma empresa pode atingir os padrões mínimos, em seguida, ao longo do tempo "dados sujos" irá reduzir a confiabilidade de algumas aplicações.
  • Uma vez que seja estabelecido um sistema, custos de mudança são muito altos para qualquer parceiro (reduzindo a flexibilidade e controle estratégico em nível corporativo).
  • O esbatimento das fronteiras da empresa pode causar problemas na prestação de contas, as linhas de responsabilidade e moral dos funcionários.
  • Resistência em compartilhar informações sensíveis interna entre departamentos de TI podem reduzir a eficácia do software.
  • Algumas organizações de grande porte pode ter vários departamentos com separado, independente de recursos, as missões, as cadeias-de-comando, etc, ea consolidação em uma única empresa pode render benefícios limitados.

Vantagens da implementação de um sistema ERP


Na ausência de um sistema ERP, um grande fabricante pode encontrar-se com muitos aplicativos que não podem se comunicar de forma eficaz ou interface com o outro. As tarefas que necessitam de uma interface com o outro pode envolver: 
  • sistemas ERP ligar o software necessário para a previsão precisa ser feito. Isso permite que os níveis de estoque a ser mantido com a máxima eficiência e que a empresa seja mais rentável.
  • A integração entre diferentes áreas funcionais para garantir a boa comunicação, produtividade e eficiência
  • Design de engenharia (a melhor forma de tornar o produto)
  • Acompanhamento da encomenda, da aceitação por meio do cumprimento
  • O ciclo de receitas, a partir da fatura através de recibo
  • Gerenciando inter-dependências dos complexos processos lista de materiais
  • Acompanhar o match de três vias entre as ordens de compra (o que foi ordenado), recibos de estoques (o que chegou) e custeio (o que o vendedor facturado)
  • A contabilidade de todas essas tarefas: acompanhar a receita , custo e lucro em um nível granular.
sistemas ERP centralizar os dados em um único lugar. Os benefícios deste incluem:
  • Elimina o problema das mudanças sincronização entre múltiplos sistemas - a consolidação de finanças, marketing e vendas, recursos humanos, e aplicações industriais
  • Permite o controle dos processos de negócios que atravessam as fronteiras funcionais
  • Fornece uma visão top-down da empresa (não há "ilhas de informação"), informação em tempo real está disponível para a gestão em qualquer lugar, a qualquer momento para tomar decisões adequadas.
  • Reduz o risco de perda de dados sensíveis, consolidando várias permissões e modelos de segurança em uma única estrutura.
  • Encurtar o tempo de execução da produção e tempo de entrega
  • Facilitar o aprendizado de negócios, capacitar e construção de visões comuns
Alguns segurança recursos estão incluídos dentro de um sistema ERP para proteger tanto o crime fora, tais como espionagem industrial , e crime de informação privilegiada, como desfalque . Um cenário de manipulação de dados, por exemplo, pode envolver um funcionário insatisfeito intencionalmente modificar os preços para abaixo-a-ponto de equilíbrio, a fim de tentar interferir com o lucro da empresa ou sabotar outros. Os sistemas de ERP normalmente oferecem funcionalidade para a execução de controles internos para evitar este tipo de ações. 

Origem do termo ERP


O initialism ERP foi inicialmente empregado pela pesquisa e análise Gartner Group em 1990 como uma extensão do MRP ( Material Requirements Planning , mais tarde,planejamento de recursos de produção ) e CIM ( Computer Integrated Manufacturing ), e, embora não substituindo estes termos , tem vindo a representar um todo maior. Ele entrou em uso como os fabricantes de software MRP começou a desenvolver aplicações de software para além da arena de fabricação. No entanto, isso não significa que os pacotes de ERP normalmente têm sido desenvolvidos a partir de um núcleo de produção. Muitos dos principais jogadores começaram o seu desenvolvimento de um conjunto integrado de outras direções, como a manutenção, contabilidade ou gestão de recursos humanos. sistemas ERP agora tentar cobrir todas as funções básicas de uma empresa, independentemente do negócio da organização ou charter. Estes sistemas podem ser encontrados na fabricação de não-empresas, organizações sem fins lucrativos e governos. 
Para ser considerado um sistema ERP, um pacote de software deve ter as seguintes características:
  • Devem ser integrados e funcionar em tempo real, sem atualizações periódicas em lotes. 
  • Todos os pedidos devem acessar um banco de dados para evitar que dados redundantes e múltiplas definições de dados.
  • Todos os módulos devem ter a mesma aparência.
  • Os usuários devem ser capazes de acessar todas as informações no sistema sem a necessidade de um trabalho de integração por parte do departamento de informática.
(fonte: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en|pt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Enterprise_resource_planning)

Mais um conceito de ERP

ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas Integrados de Gestão Empresarial, no Brasil) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema (Laudon, Padoveze). A integração pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) e sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc).
Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios.

Obs.: esse mesmo conceito foi encontrado em diversos sites sobre o assunto, mas a fonte desse se dá em:

domingo, 7 de novembro de 2010

Conceituando ERP

Como vimos nesse blog, tentamos conceituar ao máximo sobre os sistemas ERP. Irei postar conceitos pesquisados na internet e em outras fontes, para um melhor entendimento sobre o assunto. Achamos esse artigo que conceitua de uma forma clara os sistemas ERP.


'Enterprise Resource Planning (ERP) é um sistema integrado, utilizado para fazer o planejamento de recursos da empresa, ou seja, ele integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. Possibilitando assim uma automação e armazenamento de todas as informações de negócios.
Os ERP é constituído de diversos módulos, que suportam todas as áreas de uma empresa. Por se tratar de sistema genérico, independe do fato de a empresa que vai adotá-lo ser de manufatura ou prestadora de serviços. A abrangência do sistema é limitada pela empresa, podendo estar ligada a vários motivos, como: custo de implantação dos módulos, possibilidade de integração de sistemas menores ao ERP, entre outros.
Podemos citar como vantagens do uso do ERP: eliminar o uso de interfaces manuais, reduz custos, otimiza o fluxo da informação e a confiabilidade da mesma dentro da organização (eficiência), otimiza o processo de tomada de decisão, elimina a redundância de atividades, reduz os tempos de resposta, reduz as incertezas.
Este sistema também possui pontos fracos que devem receber uma certa atenção, a utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada, altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício, dependência do fornecedor do pacote, adoção de best practices(melhores praticas) aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento, torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (online), ocasionando maior trabalho; Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.'

Características dos Sistemas ERP

Pesquisando na internet, pude achar esse artigo referente às características pertinentes aos sistemas Enterprise Resource Planning (ERP):

"Conceitos como funcionalidade, módulos, parametrização, configuração, customização, localização e atualização de versões são também significantes e importantes, quando o assunto é sistema ERP.
  • Funcionalidade: diz respeito as suas funções embutidas, suas características e suas diferentes possibilidades de uso.
  • Módulos: são os menores conjuntos de funções que podem ser adiquiridos e implementados, separadamente.
  • Parametrização: significa o processos de adequação da funcionalidade de um sistema ERP a uma determinada empresa através da definição dos valores de parâmetros já disponibilizados no próprio sistema.
  • Configuração: é representada pelo conjunto total de parâmetros do sistema após a sua definição, englobando o conjunto das opções de funcionamento das diferentes funções de um sistema ERP.
  • Customização: corresponde à modificação de um sistema ERP para adequá-lo as situações empresariais especificas.
  • Localização: corresponde à adaptação do sistema desenvolvidos em determinado país para utilização em outro, a fim de adequá-lo às leis e procedimentos comerciais locais, como leis, moeda, idioma.
  • Atualização de versões(upgrade): compreende o processo por meio do qual o fornecedor do software disponibiliza aumentos de funcionalidade do sistema, correção de bugs, e otimização do sistema."

Breve histórico do sistema ERP

Os sistemas ERP surgiram a partir da evolução dos sistemas MRP (Material Resource Planning). Neles, foram agregados a diversas funções como: a programação mestre da produção, cálculo grosseiro de necessidades de capacidade, cálculo detalhado de necessidade de capacidade, controle do chão de fábrica, controle de compras e, mais recentemente, Sales & Operations Planning. Dessa forma, os sistemas MRP deixaram de atender apenas as necessidades de informação referentes ao cálculo da necessidade de materiais, para atender às necessidades de informação para a tomada de decisão gerencial sobre outros recursos de manufatura. O MRP passou, então, a ser chamado de MRP II (Manufacturing Resource Planning – Planejamento de Recursos de Manufatura).
Com o objetivo de ampliar a abrangência dos produtos vendidos, os fornecedores de sistemas desenvolveram mais módulos, integrados aos módulos de manufatura, mas com escopo que ultrapassa os limites da manufatura. Como exemplo, foram criados os módulos de Gerenciamento dos Recursos Humanos, Vendas e Distribuição, Finanças e Controladoria, entre outros. Esses novos sistemas, capazes de suportar as necessidades de informação para todo o empreendimento, são denominados sistemas ERP.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Softwares ERP

Fazendo pesquisas na internet, pude encontrar esse link, que lista alguns nomes de softwares em 'ERP'.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_software_ERP

O link proporciona o nome dos softwares e informações a respeito de cada um, assim como os links referentes para o acesso a eles.